NOTÍCIAS


Projeto “Campo MiniGolfe”


Um projeto realizado pelos alunos do Curso CEFJ do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, em conjunto com os técnicos do projeto “Percursos Alternativos – Programa Escolhas”- Barafunda – AJCSS com sede na Benedita tendo como objetivo:
  •  Construção e dinamização de um campo de minigolfe
  • Sensibilizar os jovens para a inovação, criatividade e empreendedorismo
 Os jovens concorreram ao Inova – Jovens Criativos – Empreendedores para o século XXI, sendo que este é dirigido a jovens do 3º ciclo do ensino básico.
 
Fazendo, esta iniciativa, parte de um concurso, os jovens conseguiram no dia 07 de Maio de 2012, através da sua apresentação uma avaliação bastante positiva em todo o projeto, passando a concorrer com projetos de escolas de outras regiões.

Esta é uma iniciativa conjunta entre a Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Ministério da Educação e Ciência do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI).

O Campo MiniGolfe situa-se no Parque de Merendas da Serra Dos Mangues, em São Martinho do Porto. Contém um circuito de manutenção desportiva e um espaço para a realização de piqueniques, estando este disponível a toda a comunidade.

O projeto “Campo MiniGolfe” tem como objetivos:
  • A recuperação e sustentabilidade do local;
  • A dinamização do espaço com a realização de uma atividade de impacto para os alunos do agrupamento;
  • A introdução de uma nova modalidade desportiva nas aprendizagens dos alunos, no âmbito da disciplina de Educação Física/Desporto Escolar;
  • A participação dos alunos nos projetos desenvolvidos pelos seus pares.

O espaço em questão irá beneficiar com a construção, deste campo, uma vez que é pouco frequentado pela população residente.

Este projeto/Campo MiniGolfe contou com o apoio de várias entidades, nomeadamente a CEPSE – Cooperativa de Estudos e Projetos Socioeconómicos que elaborou o conceito e o design que conjuntamente com a empresa “Solancis” cederam à Barafunda AJCSS, permitindo deste modo, a sua implementação em São Martinho do Porto, através do trabalho conjunto dos técnicos (do Projeto Percursos Alternativos – Programa Escolhas) e dos alunos do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto. O Projeto contou ainda com o apoio da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto na cedência do espaço físico, na aquisição dos tacos e bolas para a prática do minigolfe e na ajuda para a colocação das pistas no Parque de Merendas.

___________________________________________________________________________

“Unidos: Hoje, pelos problemas – Amanha, pelas soluções – Sempre, pela prevenção”

“World Café é o processo que uso quando queremos descobrir o que o coletivo sabe."
                         Chris Corrigan

Organizado pela Comissão de proteção de Crianças e Jovens de Alcobaça (CPCJ), uma instituição oficial, não judiciária, organizada em parceria, que tem como objetivo:
  • A promoção dos direitos e a proteção das crianças e dos jovens.
  • Prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde, formação e educação que ponham em perigo o desenvolvimento integral.
O World Café foi realizado no dia 10 de Maio 2012 (5º feira) pelas 20.30 horas na Escola Básica 2 de Benedita Frei António Brandão.

Concluída a receção com uma apresentação individual sobre cada um dos participantes, foi feita a constituição dos grupos de trabalho, onde foram colocadas várias questões que foram trabalhadas coletivamente, no final foi feita a exposição das conclusões de cada grupo em jeito de debate.

O Percursos Alternativo foi muito bem representado com a presença de 6 jovens, Roberto Paulo, Caíque Santos, Steven Machado, Ricardo Ferreira, Guilherme Silva e o David Sousa.
 
Esta reunião tinha como objetivo primordial gerar um movimento reflexivo sobre o exercício das competências legalmente atribuídas às Comissões de Proteção, na sua modalidade alargada tendente à constatação plena da missão que o sistema lhes confere.